Introdução: Tarifador telefônico
Tarifador telefônico: uma introdução
Saiba o que é e para que serve o tarifador telefônico e de que maneira a
sua utilização pode fazer com que a empresa economize muito com telefonia no
final do mês
Seja lá qual for o item que você for comprar, antes de tomar a sua
decisão você busca informações sobre as possibilidades de compra. Se estivermos
falando da compra de um celular, por exemplo, ler as avaliações, pesquisar os
preços em mais de um lugar ou mesmo pedir a opinião de pessoas que já tenham
testado o produto são alguns dos fatores levados em consideração antes de
fechar o negócio.
Independentemente da sua escolha, em todos os casos, quanto mais
informações você tiver, maiores são as chances que no final você tome a decisão
correta.
Para os responsáveis por gestão de empresas, todos os dias dezenas de
“pequenas” decisões como essas precisam ser tomadas. Porém, você já reparou que
quando o assunto é telefonia a atenção dispensada não é a mesma?
Quando uma conta vem mais alta, poucos questionam o motivo de tais
valores terem sido atingidos. Questiona-se, no máximo, o todo, mas nunca os
gastos individuais, seja por setor ou por colaborador.
Isso acontece porque nos acostumamos a não ter ferramentas para
controlar as ligações que fazemos. O relatório disponível, fornecido pela
operadora, é a única fonte que temos para nos basear. É justamente para
evitar situações como essas que entra em cena o tarifador telefônico.
O que é e como funciona
o tarifador telefônico?
Trata-se de uma tecnologia que permite registrar todas as ligações
realizadas por uma empresa, sejam elas originadas de telefonia fixa ou
telefonia móvel.
Além disso, permite-se ainda que se possa identificar qual setor ou qual
colaborador foi o responsável pela ligação.
As informações registradas por essa verdadeira central telefônica podem
ser, posteriormente, analisadas pelos gestores e esses dados podem ser
essenciais na tomada de decisão.
Por exemplo: vamos supor que sua empresa tenha gastos excessivos com
telefonia todos os meses pelo simples fato de que a franquia contratada não é
suficiente para 30 dias. Será que ela não é suficiente por ser muito baixa ou
porque o uso não está sendo o mais adequado?
Implantando uma
política de uso de telefonia
Muitas pessoas não se dão conta de que cada ligação alheia ao trabalho
feita por meio de um telefone empresarial gera um custo desnecessário para a
empresa.
Entretanto, quando não há uma política clara do que pode e o que não
pode ser feito ou ainda quando o gestor não encontra nenhuma forma de mensurar
essas informações, a tendência é que os problemas continuem sem solução.
É justamente por isso que se apregoa a importância do controle das
ligações. Não se trata apenas de intimidar os funcionários para que eles não
utilizem os serviços de telefonia de forma desenfreada, mas também entender as
reais necessidades de cada setor.
Para que os responsáveis pela gestão de empresas possam calcular o
centro de custos de uma companhia, essas informações são essenciais.
Questionando a sua
operadora
Depois que você assumir o controle sobre a gestão de telefonia dentro da
sua empresa, é chegada a hora de ir além e questionar a sua própria operadora
acerca dos valores cobrados.
É grande o número de empresas que não se dão conta do quanto gastam sem
necessidade. Isso inclui a cobrança de seguros ou mesmo serviços de TV por
assinatura no pacote, itens que muitas vezes não são utilizados.
Some a isso o fato de que muitas operadoras no Brasil cobram
indevidamente os seus clientes, adotando padrões de tarifa que muitas vezes não
correspondem com a realidade do que que deveria ser cobrado.
Sem um sistema tarifador telefônico, por exemplo, fica impossível fazer
uma auditoria dos valores gastos e, por consequência, não há como questionar a
operadora.
Buscando novas
alternativas
Por fim, depois que os funcionários diminuírem os custos de utilização e
que a operadora regularizar a sua conta, chegará a hora da verdade: você vai
saber exatamente qual é a necessidade que a sua companhia tem no que diz
respeito a um plano de telefonia.
É nesse momento que você poderá ir ao mercado para negociar com outras
operadoras, na expectativa que alguma delas possa ter uma proposta mais
atrativa.
Tenha em mente que o plano de telefonia contratado precisa atender às
suas necessidades e não é você que precisa se ater às necessidades da
operadora. Em outras palavras, se a solução não for sob medida, busque
alternativas de negociação com outras operadoras até que a proposta em questão
seja a ideal para você. Não pague por serviços que você não vai utilizar.
Instalação simples
e rápida
Se você imagina que a adoção de um sistema
tarifador telefônico é algo caro ou estruturalmente complicado, nada poderia ser mais
distante disso.
Hoje, empresas como a Sumus Gestão de Telecom contam
com soluções prontas, modulares, que podem ser adotadas por todas as empresas.
Você contrata uma quantidade de serviços que atenda às suas necessidades e pronto.
Além disso, a empresa presta todo o suporte necessário desde o primeiro
contato, fornecendo uma consultoria completa para que não apenas você contrate
o serviço que precisa, como também saiba como tirar o melhor proveito de cada
informação que ele é capaz de gerar.
Em termos de custos, falamos aqui de uma ação cujo investimento se paga
em pouquíssimo tempo. Em alguns casos, é possível reduzir o valor da conta
telefônica em mais de 50%.
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