Qual a finalidade de um software de tarifação?

Uma gestão de telecomunicações eficiente demanda o uso de um software específico para tarifação
Todas as empresas contam com serviços que são essenciais para a sua subsistência, e a telefonia é um deles. Por isso, usar um software de tarifação é obrigatório para que a gestão seja feita da melhor forma possível.
Através desse software, é possível ter controle absoluto sobre tudo o que diz respeito à telefonia, desde os valores cobrados na fatura até o consumo preciso de cada uma das linhas.
De economia a maior produtividade, existem vários motivos que deixam claro que os softwares para tarifação são essenciais para empresas de todos os portes e segmentos e que contar com eles fará toda a diferença positivamente.
 Qual a finalidade de um software de tarifação?
O software dá todo o poder necessário sobre as informações relacionadas ao setor de telefonia de uma empresa, o que a coloca em uma posição privilegiada para lidar com o assunto, tanto com os colaboradores quanto com as operadoras.
A importância de ter as informações certas é muito grande nos dias de hoje, já que com elas é possível tomar decisões mais assertivas, sempre com o objetivo de garantir melhorias para a empresa.
O fato de proporcionar várias vantagens faz com que o uso de um bom software de tarifação seja uma excelente decisão. Alguns dos principais benefícios obtidos através dessa escolha são os seguintes:

Economia

A pesquisa Desafios dos Empreendedores Brasileiros, desenvolvida pela Endeavor Brasil em 2016, apontou que os custos operacionais estão entre as principais dores de quem decide empreender, com nota média de 6,3 em uma escala de 0 a 10.
Todos nós sabemos que a questão financeira impacta muito em qualquer tipo de negócio. Então, saber como reduzir custos com sistemas de tarifação telefônica seria algo muito importante para a saúde das finanças.
Felizmente isso é possível, já que o software de tarifação é capaz de analisar todo o consumo e os gastos com telefonia que a empresa teve em um determinado período de tempo, inclusive por setor e por colaborador.
A equipe de gestores pode perceber, por exemplo, que a equipe de vendas utiliza mais minutos do que os contratados e precisa de minutos adicionais. Nesse caso, o melhor e mais econômico é contratar um pacote mais completo.
O oposto também se aplica: se o pacote contratado tiver muito mais minutos do que os que realmente são utilizados, então pode ser escolhido um pacote mais básico, o que já reduzirá um valor considerável no fechamento das contas.

Automação de processos

Os avanços da tecnologia possibilitam uma série de melhorias em todos os segmentos, e não poderia ser diferente com a gestão telefônica.
Ter controle sobre o setor de telecomunicações é fundamental, mas é muito difícil fazer isso manualmente. Quando o número de linhas telefônicas é muito grande, a situação fica ainda mais crítica, já que são muitas informações para se gerenciar.
Com um software de tarifação, a situação é completamente diferente, já que esse processo passa a ser realizado automaticamente, com muito mais agilidade e precisão, já que as falhas humanas – que são naturais – deixam de existir.
A coleta de dados, sua organização e exibição são todas feitas pelo próprio software. Assim, cabe à equipe de gestão apenas analisar essas informações e tomar as decisões que julgar viáveis.

Fácil adaptação a todos os portes e segmentos

As necessidades que uma empresa de pequeno porte tem com o seu setor de telecomunicações são bem diferentes das grandes empresas, tanto pelo número de linhas disponíveis quanto pelo volume de ligações, seja qual for seu segmento.
Essa é uma característica que foi observada para o desenvolvimento do software de tarifação, já que ele está disponível em diferentes opções, de acordo com o que cada empresa precisa.
Empresas de pequeno porte podem contar com um software em que as informações possam ser analisadas intuitivamente, que possibilite o controle das linhas telefônicas e também a definição de limites de consumo para setores e colaboradores.
Já uma empresa de grande porte precisa de tudo isso e de outras funcionalidades, como a inteligência de negócios, para o cruzamento de dados e informações importantes, dados especiais para negociação com operadoras e relatórios de call center.
Essas opções garantem que sua empresa possa escolher o melhor software possível, que traga as funcionalidades desejadas e um excelente custo-benefício.

Produtividade

Usar o celular corporativo para fins pessoais no trabalho é um problema sério para a produtividade, principalmente quando seu uso é excessivo. O software de tarifação permite que isso seja controlado pelos gestores com muita precisão.
Com a análise de toda a movimentação da linha telefônica, então é possível saber quantas ligações cada colaborador fez, quais foram os números de destino e quanto tempo eles levaram nessas ligações.
Tais dados podem ser usados para definir uma política de uso na empresa. Assim, os colaboradores poderão usar seus aparelhos quando precisarem, mas sempre em uma medida saudável. Dessa forma, a produtividade da equipe não será afetada.
 Quando começar a usar um software de tarifação?
Algumas empresas podem acreditar que é preciso esperar até ter problemas com o setor de telefonia para contratar um software, mas isso não é verdade.
Ao entender tudo o que você precisa saber sobre tarifador telefônico, fica claro que a sua adoção trará vantagens imediatas, tanto pelo maior controle sobre os dados quanto pela economia e pela manutenção dos índices de produtividade.
Passar a utilizar um software de tarifação fará com que os problemas do setor de telecomunicações sejam evitados, além de corrigir aqueles que já existem e podem ser muito prejudiciais à empresa.
Você pode reduzir gastos com telefonia móvel na sua empresa, assim como com as linhas fixas e de PABX, que juntas podem levar uma boa parte do faturamento da sua empresa.
Economia é sempre bem-vinda, ainda mais quando vem junto com recursos que podem ajudar sua empresa a ter uma gestão muito mais eficiente a curto, médio e longo prazo.


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