Ações simples para gastar menos



Saiba como tomar ações simples que podem fazer com que você gaste bem menos na hora que as faturas fecharem no final do mês.
O ano de 2018 não foi dos melhores para os empresários brasileiros. A crise econômica somada à crise política que se instalou no país fez com que os consumidores pensassem duas vezes antes de comprar alguma coisa. Por conta disso, o nível de empregos diminuiu e o faturamento das empresas também chegou a números mais baixos do que os empresários estavam acostumados.
A boa notícia é que, como toda crise, essa também deve ser passageira. Especialistas em economia são unânimes em afirmar que o pior já passou e, embora 2019 prometa ser um ano bastante difícil, há grandes chances de que as coisas melhorem e o país volte a entrar nos eixos novamente.
Em momentos de crise, é preciso fazer verdadeiros malabarismos para manter o orçamento dentro do esperado ou, melhor ainda, reduzi-lo o quanto for possível.
Para isso, é preciso ser criativo e colocar toda a sua equipe para pensar em soluções inteligentes que possam trazer benefícios para todos. Esse comprometimento de todos os colaboradores pode significar que uma vaga de emprego poderá ser mantida, por exemplo, apenas com o corte de itens supérfluos ao desenvolvimento da companhia.
Neste e-book você vai encontrar 12 dicas simples e práticas que podem impactar de forma significativa nas faturas no final do mês. Vale lembrar que para chegar a esse desempenho você terá primeiro que analisar o sistema de funcionamento da sua companhia e entender se essas propostas se aplicam em maior ou menor escala. E vale muito o comprometimento de todos os setores envolvidos para que você possa obter sucesso, gerindo de forma inteligente a sua infra-estruturar.



1 - Defina metas de redução de custos e envolva a sua equipe!
Como já dissemos anteriormente, cada empresa tem as suas particularidades e não é porque a estratégia funciona com uma companhia que, necessariamente, ela vai funcionar com todas. Pode ser que, no frigir dos ovos, algumas ações em grandes companhias sejam consideradas pequenas demais e não impactem tanto assim no orçamento. Contudo, em todo caso, cada centavo economizado vale a pena.
O primeiro passo que você deve fazer é analisar por completo seu orçamento, comparar os valores com o seu faturamento e definir qual é sua meta de redução de gastos.
Pode ser que uma meta de 5%, por exemplo, já seja suficiente para aliviar as suas contas na hora de passar por um período de crise. Já algumas empresas podem necessitar de medidas mais drásticas, com cortes de orçamento de até 20%.
Independentemente da situação em que a sua companhia se encontra, é preciso fazer um pente fino nas contas e definir valores realistas. Querer economizar onde não dá também não é a melhor saída. Você deve determinar as peças-chave e os itens básicos que não comprometem a sua operação e, a partir disso, traçar valores realistas e prazos para que os cortes nos gastos possam ser atingidos.
Nesse momento, será fundamental contar com o auxílio de todos os colaboradores envolvidos no processo. Caberá a eles boa parte das tarefas de execução e cada setor tem plena consciência de onde é possível cortar alguma coisa sem que isso impacte em demissões, por exemplo. Quanto mais engajados seus funcionários estiverem na busca por essas metas, melhor será o resultado. Dependendo do caso, você pode até atribuir prêmios para os profissionais ou setores que conseguirem trazer as melhores soluções para economia no final do mês.


2 - Fique de olho nos planos e serviços de telefonia!
As ferramentas de comunicação são essenciais para a sua empresa e você não deve, de forma alguma, abrir mão delas. Entretanto, é possível fazer uma gestão mais inteligente do seu sistema de telecomunicações.
Uma das maneiras de fazer isso é contratar uma consultoria para avaliar e gerir os seus sistemas de forma segura e dinâmica (Equipamentos e Contratos de Telecomunicações).
TUDO-TELECOM, por exemplo, empresa especializada em gerenciamento de custos de telecomunicações, tarifação telefônica e tecnologia, atua em práticas como aplicação de tecnologia, gestão de contas e contratos, gestão de tarifas, auditoria de contas, negociação com operadoras e benchmark de tarifas, visando a redução de custos na sua conta telefônica.
Mais do que entregar uma tarifa mais baixa, a idéia é que a empresa possa oferecer um conjunto de sugestões mais adequadas ao perfil do seu negócio, resultando em uma solução sob demanda com menor custo por usuário. Além disso, identificando possíveis gargalos e problemas na má utilização dos serviços de telefonia, é possível criar uma consciência em que o uso dos sistemas seja feito de forma mais racional e sem desperdícios.


3 - Não diminua a qualidade do
atendimento ao cliente, nunca!
Quando começam a planejar cortes de gastos, muitas empresas incluem também a experiência de atendimento ao cliente nesse processo – e esse é um dos maiores erros que você pode cometer. Toda e qualquer ação que você faça deve ter como objetivo tornar a sua equipe mais produtiva, e não tirar benefícios dos consumidores que estão sendo leais a você.
Um exemplo: existem casos de empresas que, para economizar, diminuem um pouco as luzes de uma loja, tornando a experiência de compra do consumidor menos agradável e atrativa. Não é por aí. Nesse caso, tirar aquele cafezinho, a água, as bolachinhas ou mesmo pequenos brindes que você possa dar para os seus clientes quando eles fizerem compras de valores mais altos só vai fazer com que o mercado perceba que alguma coisa não vai bem.
Nessas horas, sua estratégia deve ser outra. Luzes acesas o dia inteiro no estoque mesmo quando não tem ninguém por lá? Essas sim devem ser desligadas. Copos descartáveis de água consomem alguns reais do seu orçamento?
Estimule seus colaboradores a utilizar canecas próprias – ou dê a eles canecas personalizadas. Em longo prazo, a economia vai ser maior.
Deixe que os seus colaboradores tenham a noção clara de que o atendimento ao cliente não deve mudar, a não ser que seja para melhor. Lembre-se: um cliente que tem uma boa experiência espalha essa informação para outros e garante que o sucesso da sua empresa seja transmitido boca a boca mesmo em períodos de crise.



4 - Invista em equipamentos mais modernos
Há muitas ocasiões em que o barato sai caro. E na compra de equipamentos eletrônicos e maquinário, por exemplo, essa premissa é válida e pode fazer com que você perca em produtividade no final das contas. Por isso, não deixe que os equipamentos do seu escritório fiquem velhos ou precisem de manutenção constante.
Um computador lento, que precise processar uma tarefa pesada, como renderizar um vídeo, por exemplo, pode fazer com que um funcionário perca horas preciosas do seu dia apenas aguardando a máquina salvar um arquivo. Da mesma forma, notebooks com softwares antigos e conexões à internet mais lentas, embora sejam mais baratos, pode fazer com que todos os envolvidos percam minutos preciosos todos os dias. Da mesma forma, os equipamentos de telefonia e telecomunicações têm muita importância na produtividade da empresa.
A dica aqui é comprar sempre equipamentos de qualidade e que não estejam no limite do necessário.
Procure estabelecer uma folga de performance para que seja possível desempenhar melhor as tarefas e, também, aumentar a vida útil dos componentes. Novas tecnologias de comunicação são imprescindíveis para a excelência em atendimento ao cliente.
Dessa forma, seus funcionários também vão se irritar menos e terão mais motivos para trabalhar animados.



 5 - Use e abuse da internet como força de venda!
Um bom plano de telefonia deve com certeza contemplar um acesso a internet confiável e eficiente.
TUDO-TELECOM é especializada em implantação de sistema de internet e seus componentes, bem como, a negociação entre Operadoras de telefonia.
A internet veio para facilitar a vida de todo mundo e é cada vez mais importante empregá-la como ferramenta de vendas. Além de isso diminuir os seus gastos com mostruário e showroom, a internet permite que você pratique valores mais acessíveis na hora de entregar os seus produtos, uma vez que muitos custos como os de aluguel de um ponto de venda não estão envolvidos.
Da mesma forma, essa regra se aplica aos vendedores que estejam no seu quadro de funcionários. Tente informatizar os processos de tal forma que tudo possa ser resolvido pelo telefone, por e-mail ou por videoconferência, dispensando deslocamentos e viagens. Além de haver economia de dinheiro, haverá também uma significativa economia de tempo.
Por fim, direcione os seus clientes para canais de vendas eficientes. Um site bem estruturado é hoje tão ou mais importante do que uma loja bem localizada em um shopping da cidade. Os custos podem até ser similares, mas a grande vantagem é que na internet você consegue escalar a sua força de vendas sem a necessidade de contratar mais pessoas.


6 - Redes sociais como ferramenta de marketing
As redes sociais são hoje uma forma barata e eficaz de entrar em contato com o seu público, portanto não desperdice essa chance e invista em ações que possam trazer resultado e possam engajar a sua base de fãs. Muitos gestores ainda se prendem a ferramentas antigas de divulgação, como TV, rádio, outdoor e outras, que são mais caras do que investimentos em redes sócias, por exemplo.
Para isso, é fundamental conhecer bem o seu público-alvo e saber onde ele está e de que maneira recebe informações. Não vai adiantar muito você gastar apenas R$ 300 para anunciar naquele jornal do seu bairro se o retorno é inferior ao que você conseguiria investindo em post pagos no Facebook, por exemplo.
Não se prenda às aparências. Algumas pessoas ainda consideram as publicações impressas mais “relevantes” do que sites pequenos e blogs de nicho na internet. Na prática, a situação mudou bastante de figura nos últimos anos, e ignorar o poder das redes sociais e da internet na hora de fazer o seu planejamento de comunicação pode significar um suicídio comercial.


 Nossa Empresa:
Somos uma Empresa de prestação de serviços em telecomunicações, fundada em junho de 1991, que atua com pessoal especializado em infraestrutura e gestão de tecnologia da informação.
Missão:
Prestar serviços de qualidade e excelência com transparência, trazendo bem-estar para nossos clientes e colaboradores.


Nós vendemos solução em telecomunicações!

TUDO-TELECOM Telecomunicações e Informática Ltda.

Rua Cesário Alvim, 286 - São Bernardo
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